A Comissão Nacional do PS reuniu-se este domingo, pelas 11:00 horas, em Lisboa para eleger a comissão política nacional, órgão que, posteriormente, votará as listas de candidatos a deputados.
Corpo do artigo
A Comissão Nacional de domingo não irá ainda aprovar a lista de candidatos a deputados para as legislativas antecipadas de 5 de Junho. Essa discussão e votação será feita pela comissão política que for eleita este domingo, numa reunião ainda sem data marcada mas que se deverá realizar durante a próxima semana.
Até agora poucos são os nomes dos cabeças de lista já confirmados oficialmente, à excepção das escolhas para Lisboa e Porto.
Conforme anunciou o próprio secretário-geral socialista, José Sócrates, na semana passada durante o congresso do partido, o líder parlamentar Francisco Assis será cabeça de lista pelo Porto, enquanto o ex-secretário-geral do PS Ferro Rodrigues encabeçará a lista por Lisboa.
Nas legislativas de 2009, o cabeça de lista por Lisboa foi o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que já anunciou que irá abandonar a vida política.
O cabeça de lista pelo distrito do Porto em 2009 foi o ministro da Justiça, Alberto Martins, que já confirmou que voltará a ser candidato a deputado, embora ainda não seja conhecido o distrito pelo qual concorrerá.
Na quinta-feira, o presidente da distrital de Santarém, Paulo Fonseca, confirmou à Lusa que o ministro da Agricultura, António Serrano, vai ser o cabeça de lista do PS pelo distrito.
Nas legislativas de 2009, o cabeça de lista por Santarém foi o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão.
António José Seguro, que encabeçou a lista de Braga nas últimas legislativas, deverá manter aquela posição.
Os partidos têm até dia 26 deste mês para apresentar as candidaturas às eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho, segundo o mapa cronológico da Comissão Nacional de Eleições.
As candidaturas têm se ser apresentadas perante o juiz do círculo judicial com sede na capital do distrito eleitoral.