Conselho Nacional do PSD reúne-se hoje para aprovar listas de deputados
O Conselho Nacional do PSD, órgão máximo do partido entre congressos, vai reunir-se este domingo à tarde em Lisboa para aprovar as listas de candidatos às eleições legislativas.
Corpo do artigo
Antes, haverá uma reunião da Comissão Política Nacional do PSD.
De acordo com os estatutos do PSD, cabe à Comissão Política Nacional apresentar as listas de candidatos a deputados ao Conselho Nacional, a quem compete a sua aprovação.
Por sua vez, as estruturas distritais do partido têm direito a propor candidaturas à Comissão Política Nacional, ouvidas as assembleias distritais e as secções.
No domingo passado, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou que a lista de candidatos a deputados pelo círculo de Lisboa vai ser encabeçada pelo presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) e ex-candidato às presidenciais Fernando Nobre.
Os restantes cabeças de lista do PSD foram divulgados na quinta-feira.
Em Vila Real a lista vai ser encabeçada por Pedro Passos Coelho, em Santarém pelo secretário-geral, Miguel Relvas, e em Braga pelo líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo.
No Porto o primeiro da lista voltará a ser José Pedro Aguiar-Branco, ex-líder parlamentar do PSD.
Estreiam-se como candidatos a deputados o escritor e jornalista Francisco José Viegas, cabeça de lista em Bragança, o comentador político e jurista Carlos Abreu Amorim, em Viana do Castelo, o politólogo Manuel Meirinho, na Guarda, o gestor Carlos Moedas, em Beja, e a ex-gestora da REFER Maria Luís Albuquerque, em Setúbal.
Outras mudanças em relação aos cabeças de lista do PSD às eleições de há dois anos são o ex-secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa José Manuel Canavarro, em Coimbra, e os deputados Almeida Henriques, em Viseu, Mendes Bota, em Faro, e Pedro Lynce, em Évora.
Nos círculos da Europa, de Fora da Europa, dos Açores e da Madeira, a direcção do PSD quer manter os anteriores cabeças de lista: Carlos Gonçalves, José Cesário, Mota Amaral e Alberto João Jardim, respectivamente.
Quanto aos 18 círculos do continente, além de Aguiar-Branco, no Porto, outros quatro cabeças de lista às legislativas de 2009 voltam a ocupar esses lugares: Couto dos Santos, em Aveiro, Costa Neves, em Castelo Branco, Teresa Morais, em Leiria, e Cristóvão Crespo, em Portalegre.