Caixa Geral de Depósitos, Justiça e Política, foram alguns dos temas debatidos no Bloco Central, desta vez com Rui Moreira como convidado de uma edição especial de aniversário da TSF.
Corpo do artigo
O autarca portuense considera que a CGD foi capturada por interesses privados, permitindo "que se criassem fortunas" de forma ilegitima, e acusa os sucessivos Governos de terem permitido que o banco público fosse usado assim.
Rui Moreira falou também sobre a falta de qualidade e a falta de autoconfiança na classe política portuguesa para assumir responsabilidades. Acrescenta ainda que os partidos ainda não perceberam que hoje os cidadãos colocam à frente da ideologia política as políticas de proximidade, e preocupam-se mais em conhecer as pessoas do que com ideologias políticas de cada partido, e teme que esta realidade comece a dar origem ao aparecimento de movimentos populistas, também em Portugal.
Sobre a área da justiça, o presidente da Câmara do Porto considera que Portugal nunca se livrou da inquisição e que o país centra-se em julgamentos sumários.
No Bloco Central são analisados os grandes temas e polémicas da semana, os avanços e recuos do jogo partidário, a política nacional e europeia. Uma hora de análise e comentário, com Pedro Marques Lopes, Pedro Adão e Silva, e moderação de Anselmo Crespo. Pode ouvir aqui o programa na íntegra.