O Salar de Uyuni tem uma área com mais de 10 mil km quadrados. Situado na Bolívia, perto da fronteira com a Cordilheira dos Andes, este autêntico mar de sal está a uma altitude de 3.656 metros acima do nível médio do mar.
Corpo do artigo
O Salar é o resultado das várias transformações dos lagos ali existentes. É coberto por uma crosta de sal, rica em lítio, ao ponto de conter entre 50 a 70% das reservas mundiais deste químico. Este "deserto" de sal é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros e tem uma profundidade estimada em 120 metros.
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 biliões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente. No início do mês de novembro, quando começa o verão, o Salar de Uyuni é o lar preferido de várias espécies de flamingos. O período de chuvas deixa o deserto coberto de água tornando-o um imenso lago que confunde o horizonte com o céu.
O local é, ainda, um importante destino turístico. Por isso, o site da TripAdvisor seleccionou um conjunto de fotografias, que aqui podemos ver, e que retratam este lugar inóspito do planeta Terra.