"Inaceitável lentidão." OMS critica vacinação na Europa e alerta para "situação mais preocupante em meses"
Registaram-se 1,6 milhões de contágios e quase 24 mil mortes, devido à Covid-19, na última semana, na Europa. A escalada da pandemia preocupa a OMS, que adverte sobre a "inaceitável" lentidão no processo de imunização.
Corpo do artigo
A Organização Mundial da Saúde considera inaceitável a lentidão como as vacinas estão a ser dadas na Europa. Numa declaração divulgada esta manhã, a OMS defende que o processo tem de ser acelerado, porque a vacinação é a melhor forma de prevenir a pandemia.
Os responsáveis da Organização Mundial de Saúde afirmam mesmo que a situação na Europa é a mais preocupante dos últimos meses. A organização das Nações Unidas alerta que as variantes do coronavírus continuam a propagar-se, ao mesmo tempo em que aumenta a pressão nos hospitais europeus. "Acelerar a vacinação é crucial já que os novos casos em território europeu continuam a aumentar em todas as faixas etárias, exceto uma [no grupo das pessoas idosas com 80 ou mais anos]", pode ler-se no comunicado divulgado.
Na última semana, dá conta a OMS, registaram-se 1,6 milhões de contágios e quase 24 mil mortes, devido à Covid-19, pelo que o continente europeu continua a ser a segunda região mais afetada pelo SARS-CoV-2. O total de óbitos desde o início da pandemia aproxima-se rapidamente da marca de um milhão. O total de número de casos está quase a ultrapassar os 45 milhões, sustenta ainda a autoridade de saúde.
"Há apenas cinco semanas, o número semanal de novos casos na Europa tinha caído para menos de um milhão, mas agora a situação é a mais preocupante do que já vimos em vários meses. Há riscos associados ao aumento da mobilidade e dos encontros durante os feriados religiosos. Muitos países estão a introduzir novas medidas que são necessárias e todos devem segui-las o máximo que puderem." O alerta é deixado por Dorit Nitzan, diretora regional de emergências do escritório regional da OMS na Europa.
"O ritmo lento da vacinação prolonga a pandemia", lamentou ainda o braço europeu da organização das Nações Unidas.
O responsável da OMS Europa Hans Kluge declara mesmo que "as vacinas são a nossa melhor saída para a pandemia; não só funcionam, mas também são muito eficazes na limitação de infeções".
No entanto, na perspetiva de Hans Kluge, a aplicação dessas vacinas está a decorrer a uma lentidão inaceitável".
"Precisamos de acelerar o processo aumentando a produção, reduzindo as barreiras à entrega da vacina e usando qualquer dose que tivermos em 'stock'", afirmou.
13523907