Milhares de pessoas continuam a precisar de ajuda humanitária urgente nas Filipinas. As Nações Unidas, através do Programa Alimentar Mundial, têm enviado para o terreno comida, filtros para água e também tendas. Grande parte dessa ajuda tem partido do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que alberga o maior centro logístico e de distribuição do mundo do PAM. A TSF foi até lá conhecer o trabalho que está a ser feito para apoiar as Filipinas.
Corpo do artigo
Bill Campbell, diretor do centro do PAM - o Programa Alimentar Mundial no Dubai, acerta as coordenadas para o próximo carregamento de ajuda às Filipinas.
«Muitos cobertores, tendas para as organizações. Já enviámos 44 toneladas de barras energéticas e vamos enviar mais 200 toneladas a partir de segunda-feira», disse.
No terreno as equipas vão montar centros de distribuição, mas os acessos são, nesta altura, muito difíceis. Bill Campbell vai, por isso, enviar apoio todo-o-terreno.
Este é o maior dos cinco centros de logística do PAM a nível mundial e de onde vai seguir ajuda nos próximos meses.
A Cruz Vermelha, outras organizações humanitárias e os mais de 600 mil filipinos a viver nos Emirados têm estado a angariar fundos e o sheikh Khalifa - presidente do país - vai enviar 7 milhões e meio de euros.