"A caminho dos EUA." Zelensky vai ser recebido por Joe Biden e discursar no Congresso
Presidente ucraniano vai reunir-se com Joe Biden na Casa Branca e irá discursar perante o Congresso norte-americano.
Corpo do artigo
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já está a caminho dos EUA, onde irá ser recebido esta quarta-feira por Joe Biden e discursar perante o Congresso norte-americano, em Washington. Depois de a informação ter sido avançada pela imprensa norte-americana, a viagem do líder ucraniano, a primeira ao estrangeiro desde o início da invasão russa, a Casa Branca e o próprio confirmaram a visita.
"A caminho dos EUA para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia", escreveu Zelensky no Twitter, acrescentando que irá ter diversas reuniões bilaterais.
1605443014847086592
Também a Casa Branca, em comunicado, confirmou oficialmente a visita de Zelensky a território norte-americano, adiantando que será anunciado "um novo pacote significativo de assistência de segurança para ajudar a Ucrânia a defender-se contra a agressão russa".
Segundo um comunicado divulgado pela Presidência ucraniana, Zelensky vai discutir com Biden "a cooperação abrangente entre os dois países, em particular no que respeita ao reforço da capacidade de resistência e defesa da Ucrânia, apoiando a sua soberania e restaurando a integridade territorial".
Uma fonte oficial norte-americana, citada pela agência France Presse, indica que, durante a visita de Zelensky a Washington, será anunciado o envio do sistema de mísseis Patriot para ajudar a Ucrânia a proteger-se dos bombardeamentos russos.