Aeroportos em França evacuados devido a ameaças de bomba pelo segundo dia consecutivo
França está sob alerta máximo para ameaças terroristas.
Corpo do artigo
Pelo segundo dia consecutivo, quatro aeroportos em França voltaram a ser evacuados esta manhã devido a ameaças de bombas.
Segundo a televisão francesa BFM TV, foram retirados passageiros dos aeroportos de Montepellier, Lille, Nantes e Bordéus e as autoridades criaram perímetros de segurança.
Já esta quarta-feira 15 aeroportos franceses foram evacuados devido a ameaças de bomba.
Na rede social X (antigo Twitter) o ministro dos transportes, Clement Beaune, avisa que os falsos alarmes são crime e garante que os responsáveis vão ser encontrados e punidos.
17 aéroports menacés.
- Clement Beaune (@CBeaune) October 18, 2023
15 aéroports évacués.
130 vols annulés. De très nombreux retards.
Ces fausses alertes ne sont pas des mauvaises blagues. Elles sont des délits. Elles seront sanctionnées.
Une plainte a été déposée pour chaque menace. Avec une saisine du procureur @DGAC https://t.co/fSlsdhKMrH
Também o Museu do Louvre e Palácio de Versalhes foram evacuados no passado fim de semana na sequência de ameaças de bomba.
Isto depois de ter sido elevado o alerta terrorista em França, na sequência do ataque, na passada sexta-feira, que vitimou um professor e feriu três pessoas na escola secundária de Arras por um ex-aluno radicalizado, russo-checheno, de 20 anos.
O ataque foi descrito pelo Presidente Macron como "terrorismo islâmico" e levou o país a reforçar a segurança. O alerta antiterrorista Vigipirate foi elevado para o nível mais alto e até 7000 soldados da operação Sentinelle foram mobilizados em toda a França.