Afeganistão: Robert Gates confirma que EUA conduzem negociações preliminares com talibãs
O secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates afirmou, este domingo, que o Departamento de Estado, assim como as autoridades de outros países, conduzem negociações preliminares com os talibãs do Afeganistão.
Corpo do artigo
«Eu penso que há uma vontade de negociar pela parte de certos países, e os Estados Unidos também» disse Gates, interrogado na cadeia de televisão CNN.
«Eu diria que estes contactos são, por agora, preliminares», afirmou o chefe do Pentágono, que sublinhou ser crucial determinar «quem representa verdadeiramente os talibãs» antes de se comprometer em discussões com alguém que pretende representar o chefe dos talibãs, o Mulah Omar.
Os talibãs afegãos afirmaram, sábado, que vão fazer uma reunião e só depois tomam uma posição acerca da existência de conversações entre os rebeldes e os Estados Unidos, anunciadas também sábado pelo presidente afegão, Hamid Karzai.
Até agora, Mujahid tinha desmentido sempre os rumores de que existiam conversações entre os rebeldes talibãs como Governo afegão e com os Executivos ocidentais com tropas no Afeganistão.
O presidente afegão, Hamid Karzai, revelou numa conferência de imprensa que os Estados Unidos participam em conversações com os talibãs para se encontrar uma solução para o conflito afegão.