Alfredo Pérez Rubalcaba foi, este sábado, eleito secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), no decurso do segundo dia do 38º Congresso Nacional do partido, em Sevilha.
Corpo do artigo
«O Congresso elegeu secretário-geral do PSOE a Alfredo Pérez Rubalcaba», disse o presidente da mesa do Congresso, José Antonio Griñán, depois de ler a acta da comissão eleitoral, saudada com um forte aplauso.
Rubalcaba venceu com uma diferença mínima, derrotando a sua única rival, Carme Chácon, ex-ministra da Defesa do governo de José Luis Rodríguez Zapatero.
Rubalcaba obteve 487 votos (51,16 por cento) contra os 465 (48,84 por cento) de Chácon, registando-se ainda dois votos em branco e um nulo.
No discurso de vitória, Rubalcaba sublinhou os seus dois grandes objectivos, unidade e mudança, dando mais destaque ao primeiro.
O eleito líder do principal partido da oposição já foi ministro da Educação e Ciência, da Presidência, da Administração Interna e vice-presidente do governo de José Luis Rodríguez Zapatero.
Consciente de que vêm aí tempos difíceis para o partido e para o país, o socialista disse que não tem medo de trabalhar.
Rubalcaba tem pela frente a tarefa de reerguer o partido, que nas últimas eleições sofreu uma derrota esmagadora com Rubalcaba como candidato.