O emissário conjunto da ONU e da Liga Árabe para a Síria pediu ainda o apoio ao esforço destas duas organizações para que se «promover uma solução pacífica para a crise síria».
Corpo do artigo
O emissário conjunto da ONU e da Liga Árabe para a Síria disse esperar a «plena cooperação de todos os actores envolvidos» neste conflito sírio, que se arrasta há quase um ano.
Kofi Annan pediu ainda o «apoio a este esforço determinado e conjunto das Nações Unidas e Liga Árabe para que se coloque fim à violência e violações dos Direitos Humanos e para se promover uma solução pacífica para a crise síria».
Em declarações feitas a partir de Genebra, este ex-secretário-geral da ONU disse ainda ter ficado «honrado de aceitar o papel de enviado especial conjunto para a crise síria e pela confiança que foi depositida em si».
Estas declarações surgem no dia em que representantes de mais de 70 países juntam-se na capital tunisina numa cimeira comandada pelos EUA e pela Liga Árabe com o objectivo de mforçar Damasco a cessar-fogo.
Segundo a agência Reuters, o esboço de uma declaração final desta cimeira que se realiza em Tunis aponta que a ajuda humanitária a civis sírios pode chegar nas próximas 48 horas.