Antártida: passageiros do navio preso no gelo vão ser retirados de helicóptero (video)
O anúncio foi feito pelo ministério russo dos negocios estrangeiros depois de falhadas todas as tentativas de abrir um canal entre as placas de gelo.
Corpo do artigo
O ministério russo dos negócios estrangeiro anunciou esta segunda-feira que os passageiros e tripulante do navio Akademic Shokalskiy, preso do gelo da Antártida desde terça-feira passada, vai ser retirados de helicóptero.
A decisão surge depois de terem falhado as tentativas para abrir um canal entre as placas de gelo, com recurso a três navios quebra-gelo.
Será precisamente um helicóptero estacionado a bordo de um desses quebra gelos, o chinês Dragão da Neve, que vai realizar a evacuação.
A bordo do navio, a atividade cientifica tem continuado, mesmo com o navio parado. Todos os dias são encontradas atividades lúdicas para esquecer o frio, e a falta de perspetivas para quando o regresso a casa.
Terry Gostlow, um dos passageiros do navio, explicou esta manhã, numa espécia de diário de Bordo, que ao longo desta segunda feira, cada vez que alguém se cruzava com outro, nos corredores, tinha de dar um forte abraço.
[youtube:xPktz4K6A04]
A missão do Akademik Shokalskiy deveria terminar no próximo fim de semana, na Nova Zelândia.