Antártida: todos os passageiros já foram resgatados do navio encalhado no gelo (video)

Direitos Reservados
Os 52 passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy já estão a bordo do navio australiano Aurora Australis. Os 22 membros da tripulação do barco vão permanecer a bordo já que a embarcação não corre risco de afundar.
Corpo do artigo
«Conseguimos chegar todos ao Aurora Australias. Estamos todos bem e seguros. Um grande obrigado a todos pela ajuda!». Foi desta forma que Chris Turney, o chefe da expedição cientifica a bordo do navio russo Akademik Shokalskiy anunciou, via Twitter, que os 52 passageiros já tinham sido resgatados do navio.
Encalhados no gelo da Antártida desde o dia 24 de dezembro, o grupo foi retirado do navio de helicóptero e transportados para o navio quebra-gelo australiano Aurora Australis, numa sucessão de várias viagens e depois de várias tentativas de resgate falhadas ao longo da última semana.
[youtube:FRdfwoo0iCk]
A espessa camada de gelo impediu que três navios quebra-gelo se conseguissem aproximar no navio russo e quando se decidiu fazer o resgate aéreo no inicio da semana, foi preciso esperar até hoje por boas condições atmosférias.
Minutos antes do inicio da operação, o porta-voz da missão, Alvin Stone, dizia num email enviado à estação de televisão ABC News: «Vamos fazer figas para que tudo corra bem e que estejamos a chegar ao fim desta telenovela no gelo».
[youtube:_13rQBXKa0A]
De acordo com as autoridades australianas, que estão a coordenar as operações, os 22 membros da tripulação vão permanecer no Akademik Shokalskiy, uma vez que o navio não corre o risco de afundar e há mantimentos a bordo suficientes p+ara várias semanas.
Desde que ficaram presos no gelo, os passageiros e tripulação mantiveram sempre a boa disposição e passaram o tempo a ler e a ver filmes e a fazer algum exercício numa pista improvisada.