A peça foi roubada a 29 de Janeiro, durante um saque ao Museu Egípcio, na sequência dos protestos contra o ex-presidente Mubarak. Encontrava-se no interior de uma mala perdida no metro.
Corpo do artigo
O arqueólogo egípcio Salah Mohamed encontrou esta terça-feira uma mala no metro do Cairo que continha quatro peças do túmulo do faraó Tutankamon, antiguidades que tinham sido roubadas do Museu Egípcio durante os protestos anti-governamentais em Janeiro.
Mohamed, que se deslocava para o trabalho na altura da descoberta, explicou que as peças estavam dentro de uma mala abandonada na estação de metro de Shubra al Jeima.
Entre os objectos recuperados está uma estátua de madeira dourada de Tutankamon (1336-1327 a.C.), que representa o faraó em pé sobre um barco exibindo uma lança.
A peça foi roubada na noite de 29 de Janeiro, quando um grupo de indivíduos saqueou o Museu Egípcio, na sequência dos protestos contra o regime do antigo Presidente egípcio Hosni Mubarak.
Na altura, foram roubadas um total de 54 peças e vários objectos foram danificados, segundo os serviços do museu.
O ministro de Estado das Antiguidades egípcio, Zahi Hawas, anunciou, durante uma conferência de imprensa realizada na capital egípcia, que as quatro peças irão regressar ao Museu Egípcio depois de serem restauradas, incluindo a estátua de Tutankamon.