
Japão
Roméo A./Unsplash
Foi também pulverizado um líquido não identificado
Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas num ataque com recurso a faca numa fábrica no centro do Japão, durante o qual também foi pulverizado um líquido não identificado, avançou esta sexta-feira um responsável dos serviços de emergência.
"Catorze pessoas estão a ser transportadas pelos serviços de emergência", revelou Tomoharu Sugiyama, responsável do corpo de bombeiros da cidade de Mishima, na região de Shizuoka, à AFP.
O responsável adiantou que foi recebida uma chamada por volta das 16h30 (07h30 em Lisboa) de uma fábrica de borracha próxima, que dava conta de que "cinco ou seis pessoas tinham sido esfaqueadas por alguém" e que um "líquido semelhante a spray" também havia sido usado.
Os meios de comunicação japoneses afirmam que uma pessoa já está foi detida pelas autoridades.
O suspeito é um homem de 38 anos, que terá ligações à fábrica.
Crimes violentos são relativamente raros no Japão, que tem uma baixa taxa de homicídios e algumas das leis mais rígidas do mundo em relação ao porte de armas.
No entanto, ocorrem ocasionalmente ataques com facas e até tiroteios, incluindo o assassínio do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe em 2022.
Um japonês foi condenado à morte em outubro por um tiroteio e uma série de esfaqueamentos que mataram quatro pessoas, incluindo dois polícias, em 2023. Um homem de 43 anos também foi acusado de tentativa de homicídio em maio por um ataque com faca na estação do metropolitano Toda-mae, em Tóquio.
