China inaugura novo eixo e ultrapassa marca de 50 mil quilómetros de ferrovia de alta velocidade

Comboio de alta velocidade na China
Foto: Pixabay
Com um total de 299 quilómetros, a viagem mais curta neste novo eixo pode ser completada em 68 minutos
Um novo eixo ferroviário foi inaugurado, esta sexta-feira, na China. A mais recente pérola da maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo fez superar a marca dos 50 mil quilómetros de distância operacional, informou a imprensa estatal.
O novo trajeto liga a cidade de Xi'an, famosa pelo seu Exército terracota (uma coleção de esculturas), a Yan'an, ambas na província de Shaanxi, segundo a televisão pública CCTV.
A rede ferroviária chinesa foi ampliada em 32% desde 2020, segundo a empresa estatal China Railway. A linha Xi'an-Yan'an foi projetada para comboios que circulem a uma velocidade máxima de 350 km/h. Com um total de 299 quilómetros, a viagem mais curta neste novo eixo pode ser completada em 68 minutos.
O comboio C9309 circula a 350 quilómetros por hora, ultrapassando o Shinkansen japonês, que tem uma velocidade máxima de 320 quilómetros por hora.
Pequim também tem financiado ferrovias noutros países asiáticos no âmbito da sua Iniciativa Belt and Road, que promove projetos de infraestrutura em todo o mundo, mas vários planos foram paralisados ou estão envoltos em controvérsias.
A china possui a maior rede ferroviária do mundo - um quinto mais longa do que a circunferência da Terra
