A aviação turca fez, entre quinta-feira e domingo, ataques aéreos no norte do Iraque contra bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), provocando perto de 160 mortos.
Corpo do artigo
«Os aviões da força aérea turca atingiram com sucesso os alvos da organização separatista terrorista nas regiões de Zap e Gara entre 25 e 28 de Agosto com 21 saídas», refere um comunicado militar publicado no site das forças armadas.
«Trinta e oito alvos foram intensamente bombardeados pela artilharia em coordenação com a operação aérea de 25 a 28 de Agosto», indica o comunicado.
O número de separatistas curdos mortos nestas operações situa-se entre 145 e 160, havendo mais de 100 feridos, acrescenta o texto.
Ancara ordenou a 17 de Agosto o recomeço dos bombardeamentos no Iraque em resposta a um ataque dos rebeldes curdos na Turquia, perto da fronteira iraquiana, que causou a morte de nove membros das forças de segurança.
O conflito com os rebeldes curdos da Turquia já fez cerca de 45 mil mortos desde 1984, quando o PKK enveredou pela luta armada contra as autoridades turcas.