As autoridades australianas prevêem um dia catastrófico. As temperaturas vão subir acima dos 40 graus e há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 quilómetros/hora. As chamas na ilha de Tasmânia já queimaram 120 mil hectares.
Corpo do artigo
O sul da Austrália enfrenta atualmente uma vaga de calor e a subida de temperaturas já levou os serviços de meteorologia a adicionar novas cores - rosa e púrpura - à escala das previsões de temperaturas, acima dos 50 graus centígrados.
[youtube:uK8BhFZg85w]
Esta terça-feira, mais de 130 incêndios estavam ativos no estado de Nova Gales do Sul, onde se localiza Sidney, o mais populoso da Austrália. Milhares de bombeiros estão em alerta.
[youtube:sygG9kXDE0E]
Em todo o estado foi decretada a proibição de fazer qualquer fogueira em jardins ou noutros locais e os parques nacionais foram fechados.
No último fim de semana, dezenas de casas foram atingidas pelos incêndios na ilha da Tasmânia, no sul do país, mas até ao momento não há informação de qualquer vítima mortal.
Os incêndios deflagram regularmente entre dezembro e fevereiro na Austrália devido às vastas regiões muito secas existentes no país.