Khaled Sheikh Mohammed e mais quatro cúmplices vão ser acusados de planearem e executarem estes ataques que causaram quase três mil mortes.
Corpo do artigo
O autor confesso dos atentados do 11 de Setembro mais outro quatro cúmplices vão ser formalmente acusados no sábado em Guantanamo, onde estão detidos.
Perante uma comissão militar, Khaled Sheikh Mohammed e mais quatro cúmplices vão ser acusados de planearem e executarem estes ataques que causaram quase três mil mortes em Nova Iorque, Washington e Shankesville.
Para além de Khaled Sheikh Mohammed, os sauditas Walid bin Attash e Mustafa al-Hawsawi, o iemenita Ramzi bin al-Shibh e o paquistanês Ammar al-Baluchi arriscam a pena de morte.
O julgamento neste tribunal militar poderá ainda demorar meses a arrancar devido à polémica instalada sobre onde e como os alegados autores destes ataques deverão ser julgados.
Dos 200 jornalistas que procuraram obter uma autorização para fazer a cobertura da acusação no sábado, apenas 60 garantiram presença.
O Pentágono abriu também quatro bases militares nos EUA para permitir às famílias das vítimas do 11 de Setembro assistirem em direto ao momento.