O Presidente do Afeganistão anunciou hoje o início da segunda fase do processo de transição da segurança, através da qual as forças afegãs assumem o controlo da segurança em todo o país.
Corpo do artigo
«As nossas forças de defesa e segurança vão assumir a liderança a partir de agora», afirmou Hamid Karzai numa cerimónia em Cabul para assinalar a transição.
Chega assim ao fim a missão da NATO, que começou em 2001, após a queda do regime talibã.
O processo de transferência começou há dois anos. O processo de retirada da maioria dos cem mil soldados estrangeiros ao serviço da força internacional vai começar de imediato e deve ficar concluído em 2014.
O secretário-geral da NATO, que está em Cabul, disse estar orgulhoso por ter presenciado esta cerimónia de transição. Anders Fogh Rasmussen, num vídeo divulgado no seu blog oficial, diz que este momento é um marco importante que merece ser festejado por todos os envolvidos.
[youtube:NY7iL7d88zA]
Horas antes da cerimónia que marcou a transferência de poderes entre a missão da NATO e as autoridades afegãs registou-se um ataque suicida na capital do país. Pelo menos três pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas, vítimas da explosão que ocorreu junto ao Parlamento em Cabul.