O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que a «militarização contínua» do conflito na Síria pode transformar o país num «campo de batalha regional».
Corpo do artigo
«Nós estamos profundamente preocupados com a militarização contínua do conflito, as abomináveis violações dos direitos humanos e o risco de ver a Síria tornar-se um campo de batalha regional com a violência que se intensifica», declarou Ban Ki-moon numa conferência de imprensa.
O secretário-geral pressionou a comunidade internacional a apoiar os esforços do emissário da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, de encontrar uma solução política «que responde às aspirações legítimas do povo sírio».
Face a uma «situação humanitária que se degrada», Ban Ki-moon apelou à comunidade internacional para intensificar a ajuda, nomeadamente para os países vizinhos que fazem face a um afluxo de refugiados.
O responsável está no Cairo no âmbito de um périplo regional centrado no conflito de Gaza, estando previsto que se desloque ainda a Israel e à Cisjordânia.