Convicto de que só a expansão do modelo europeu pode garantir a paz, o presidente da Comissão Europeia não tem dúvidas da importância da adesão da Croácia à UE.
Corpo do artigo
«Graças, em larga medida, à perspectiva de virem a ser membros da UE estamos a assistir à reconciliação e à consolidação democrática, e isso é muito bom», destacou Durão Barroso esta sexta-feira, dia em que os 27 deram luz verde à adesão da Croácia.
O presidente do executivo comunitário afirmou que a entrada da Croácia na União Europeia é mais do que uma simples adesão.
«É um sinal de confiança para todos os Balcãs ocidentais, porque demonstra aos Balcãs ocidentais que podem vir a integrar a UE, desde que façam as reformas, consolidem regimes democráticas e promovam a reconciliação com os seus vizinhos», destacou.
O presidente da Comissão lembrou que a história recente confirma a importância da integração da Croácia no projecto europeu.
«É preciso não esquecer que aquela região assistiu há pouco tempo a alguns dos piores momentos da Europa na sua história» e «é por isso que a adesão deste país, para alem do relevo que tem para o próprio país, é muito importante geopoliticamente», disse.
Com o sinal dado agora pelo Conselho Europeu, a partir de Julho de 2013 a Europa falará a 28.