João Pedrosa decidiu ficar na cidade chinesa que é o epicentro do novo coronavírus. Agora, escreve no site da TSF sobre o estranho dia a dia em Wuhan.
Corpo do artigo
Nas mensagens de incentivos que foram difundidas desde do início do surto do novo coronavírus, há uma que despertou a minha curiosidade: "...tal como o fez nas cheias, Wuhan também irá agora vencer..."
Qual será a razão para ser evocada a palavra "cheias"?
Entre 1928 e 1930, a China foi atingida por uma longa seca. O inverno de 1930 foi particularmente severo e as zonas montanhosas cobriram-se excessivamente de neve.
As primeiras chuvas de 1931, especialmente fortes, provocam os primeiros degelos e o rio Yangtze, que atravessa Wuhan, começa a inundar muitas das suas margens. Em junho, populações de zonas alagadas vê-se forçada a abandonar as casas.
A série de inundações de 1931 na China tornou-se num dos maiores desastres naturais do século XX. Estima-se que possam ter morrido cerca de quatro milhões de pessoas e que mais de 25 milhões tenham sido afetadas.
11912369
À medida que iam acontecendo mais cheias, muitos iam-se refugiando em Wuhan. Estariam na cidade cerca de 800 mil pessoas no final do mês de julho, quando um dique foi destruído e faz com que aquela fosse alagada durante os 3 meses seguintes.
As pequenas zonas mais altas passam a ser ilhas apinhadas de pessoas. Só na estação de comboios de Hankou juntaram-se mais de 30 mil.
Com a comida a escassear e o saneamento a colapsar, milhares morreram.
No entanto, a verdadeira razão para o uso da palavra "cheias", mencionada nas mensagens, dever-se-á a um outro desastre natural que aconteceu em 1998.
Decorria o mês de julho, quando os 7,2 milhões de habitantes de Wuhan viram as águas do rio Yangtze a inundar novamente a cidade. As águas voltaram a atingir níveis excecionais.
Os combatentes da inundação lutaram, dia e noite, contra o flagelo por mais de dois meses. A batalha considerada heroica, salvou Wuhan que se manteve sempre firme apesar de repetidas ameaças de inundações.
Estima-se que tenham morrido cerca de 4.100 pessoas.
"Batalha para Salvar Wuhan" foi o slogan usado em 1998.
Talvez agora se entenda porque a palavra "batalha" foi facilmente adotada no slogan atual: "Batalha contra o COVID-19"
João Pedrosa em Wuhan (11 de março de 2020)
11909020