Bento XVI "está muito doente". Francisco pede a todos que "rezem" pelo Papa emérito
O Papa emérito tem 95 anos e renunciou ao cargo em 2013.
Corpo do artigo
O Papa Francisco disse esta quarta-feira que o seu antecessor, Bento XVI, "está muito doente" e que reza pelo Papa emérito.
"Gostava de pedir a todos para fazerem uma reza especial pelo Papa emérito Bento XVI. Lembrem-se dele, porque está muito doente, pedindo consolo e apoio a Deus", disse o líder da Igreja Católica numa audiência geral.
Bento XVI, de 95 anos, foi o Papa antecessor de Francisco, tendo sido, em 2013, o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em 600 anos. Tem vivido no Vaticano desde então.
Não existiu qualquer comentário imediato ao estado de saúde do Papa emérito e as chamadas dirigidas à residência de Bento XVI não estão a ser atendidas, avança a agência Reuters.
De acordo com o seu biógrafo, Peter Seewald, que visitou o Papa emérito em agosto de 2020 para lhe entregar a sua biografia, Ratzinger estava racional e mantinha a sua memória, mas a voz já estava praticamente impercetível.
O testamento de Bento XVI já está escrito e será tornado público após sua morte, acrescentou.
Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro.
João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.