Biden, Macron, Scholz e Johnson conversam esta segunda-feira sobre situação na Ucrânia
Conversa telefónica decorre depois de mais uma noite de bombardeamentos russos na Ucrânia.
Corpo do artigo
O Presidente dos EUA, Joe Biden, vai discutir esta segunda-feira a situação na Ucrânia com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou a Casa Branca.
A conversa telefónica decorre depois de mais uma noite de bombardeamentos russos na Ucrânia e enquanto os países ocidentais procuram chegar a um acordo sobre os próximos passos na luta contra Moscovo.
Após vários pacotes de sanções coordenadas contra as finanças e a economia russas, o Ocidente centra-se agora em ponderar um eventual boicote à importação de hidrocarbonetos da Rússia, a principal fonte de rendimento do regime do Presidente Vladimir Putin.
14655072
Se os Estados Unidos compram poucos hidrocarbonetos russos, tal não é o caso dos países europeus, em particular da Alemanha, que estão muito dependentes do gás da Rússia.
Olaf Scholz já admitiu esta segunda-feira que as importações de energia russas são "essenciais" para abastecer a Europa e a perspetiva de um embargo ocidental já levou a um aumento substancial do preço do petróleo, que, por sua vez, fragilizou os mercados de ações em todo o mundo.
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2000 mortos entre a população civil.
14655788
Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA