
Donald Tusk
© Francois Walschaerts/Reuters
A primeira-ministra, Theresa May, anunciou o adiamento da votação sobre o acordo no parlamento britânico, por risco de chumbo.
Corpo do artigo
O presidente do Conselho Europeu anunciou esta segunda-feira que decidiu convocar para quinta-feira uma reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia sobre o 'Brexit', que incluirá uma discussão sobre o cenário de "não-acordo".
"Decidi convocar um Conselho Europeu sobre o 'Brexit' (artigo 50) para quinta-feira. Não vamos renegociar o acordo, incluindo o 'backstop', mas estamos prontos a discutir com facilitar a ratificação pelo Reino Unido", escreveu Donald Tusk na sua conta na rede social Twitter, horas depois de a primeira-ministra britânica Theresa May ter anunciado o adiamento da votação do acordo concluído com a UE prevista para terça-feira no parlamento britânico.
I have decided to call #EUCO on #Brexit (Art. 50) on Thursday. We will not renegotiate the deal, including the backstop, but we are ready to discuss how to facilitate UK ratification. As time is running out, we will also discuss our preparedness for a no-deal scenario.
- Donald Tusk (@eucopresident) 10 de dezembro de 2018
O presidente do Conselho Europeu acrescenta então na sua mensagem que, "uma vez que o tempo está a esgotar-se", os líderes da União Europeia a 27 irão também discutir "preparativos para o cenário de um não-acordo".
Os chefes de Estado e de Governo da UE a 28 já tinham previsto reunir-se, em Conselho Europeu, em Bruxelas, entre quinta e sexta-feira, pelo que esta reunião sobre o 'Brexit' ocorrerá durante o primeiro dia de trabalhos.
LEIA MAIS
- May confirma que votação do Brexit foi adiada por risco de chumbo
- Governo de May "perdeu o controlo dos acontecimentos e está num caos total"
- "As coisas do nosso lado são claras, não há renegociação do Brexit"