O primeiro-ministro britânico, David Cameron, garantiu esta manhã, que o caso das escutas do tablóide News of The World vai ser esclarecido «até às últimas consequências».
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, esta manhã, David Cameron anunciou a abertura de um inquérito independente da investigação policial ao caso das escutas feitas pelo jornal tablóide britânico News of The World.
Ao mesmo tempo que o primeiro-ministro britânico fazia a sua intervenção, Andy Coulson, ex director de comunicações de Cameron e antigo jornalista do tablóide, estava a ser ouvido pela polícia, estando em cima da mesa a possibilidade de ser detido.
David Cameron garantiu ainda assumir as responsabilidades políticas deste caso, assegurando estar de «consciência tranquila».
Entretanto, o dono do jornal mais vendido na Grã-Bretanha já anunciou o encerramento da publicação este fim-de-semana.
Recorde-se que nos últimos dias o escândalo de escutas ilegais praticadas pelo News of The World atingiu proporções gigantescas com a informação de que uma lista de quatro mil pessoas terão sido escutadas, sendo que dela não fazia parte apenas ricos e famosos mas também familiares de vítimas de rapto, assassinato ou ataques terroristas.