Catalães exigem compromisso de referendo pela independência em troca de apoio a investidura de Sánchez
O acordo está num documento apresentado pelos partidos catalães Junts per Catalunya e Esquerra Republicana de Catalunya no Parlamento antes da última sessão do debate de política geral.
Corpo do artigo
Os partidos catalães Junts per Catalunya e Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) chegaram a acordo para só apoiarem a investidura do Governo espanhol de Pedro Sánchez se houver um compromisso para referendar a independência da Catalunha. Os dois partidos pediram uma prorrogação de meia hora para finalizar um acordo antes da sessão final do debate de política geral, que coincide com o debate de investidura do líder do PP, Alberto Núñez Feijóo.
O documento vai ser aprovado na sexta-feira, no debate de política geral no Parlamento catalão. O texto, citado pelo site da emissora pública espanhola, RTVE, refere que "o mandato que saiu do referendo" em 2017 "pode ser substituído por um novo referendo acordado com o Estado e afirma ainda que a resolução do conflito político passa "pela via política e democrática, reafirmando a defesa da autodeterminação, "ou seja, que a Catalunha pode decidir o seu futuro coletivo através de um referendo".
Para isso, o documento desafia o Governo a tomar "todas as medidas adequadas para que tal seja uma realidade". Caso contrário, o Parlamento catalão não apoiará "a investidura de um futuro Governo espanhol que não se comprometa a trabalhar para tornar efetivas as condições para a realização do referendo.
Na quarta-feira já chegaram a acordo para impor a amnistia aos presos independentistas como condição essencial para apoiar a investidura do candidato socialista.