
Cavaco Silva e Barack Obama
Reuters
O Presidente da República garantiu hoje ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, que Portugal cumprirá as metas com que se comprometeu no programa de assistência financeira.
Corpo do artigo
Depois de 30 minutos de conversa, o Presidente da República, Cavaco Silva, revelou garantiu ao presidente Obama que «Portugal cumprirá as metas com que se comprometem».
E o presidente Obama, garantiu Cavaco Silva, mostrou apoio aos esforços portugueses.
«O presidente Obama de uma forma muito clara, hoje na nossa reunião, e mais do que uma vez, reafirmou, reiterou o seu apoio à execução do programa de assistência financeira a Portugal».
Numa altura em que estala a situação em Itália, o Presidente da República mostrou na Casa Branca confiança no desenrolar dos acontecimentos.
«Devemos aguardar pelos desenvolvimentos que irão ocorrer, e que foram anunciados, nos próximo tempos em Itália, e estou convencido que a Itália dará o seu contributo para uma União Europeia mais forte e uma zona euro de estabilidade económica e financeira», declarou.
Falando com a Casa Branca em pano de fundo, com Paulo Portas ao lado, Cavaco respondeu ainda a um jornalista da Bloomberg que interrogou o Presidente português sobre o futuro do euro. «É errado culpar apenas os países com problemas», sublinhou deixando no fim a certeza: «O euro vai sobreviver».