Uma dezena de elementos próximos de Muammar Kadhafi, incluindo o chefe das brigadas de segurança do coronel líbio, saíram da Líbia e entraram no domingo em Agadez, no norte do Níger.
Corpo do artigo
O grupo de pessoas entrou no Níger na companhia de Agaly Alambo, um líder rebelde tuaregue, e chegou hoje à capital do país, Niamey, segundo uma fonte tuaregue, citada pela agência noticiosa francesa AFP.
«As pessoas que vieram com Agaly não são filhos nem elementos muito próximos da família de Kadhafi», sublinhou a mesma fonte.
Outra fonte tuaregue, também citada pela AFP, garantiu que o antigo ministro da Comunicação e ex-director do gabinete de Kadhafi, Mansour Daw, integrava esta delegação, negando, no entanto, que este responsável fosse o líder das brigadas de segurança do antigo líder líbio.
Mansour Daw foi por diversas ocasiões referenciado como sendo o chefe da segurança interna de Kadhafi e um dos elementos mais próximos do dirigente.
Alambo, líder do Movimento dos Nigerinos para a Justiça, a principal frente armada da revolta tuaregue, que começou em 2007 na região de Agadez, fugiu para a Líbia após o início das hostilidades, que acabariam em 2009 após a intervenção de Kadhafi.
No início da insurreição líbia, Agaly Alambo recrutou centenas de rebeldes tuaregues para lutarem ao lado das forças de Kadhafi, que se encontra atualmente em parte incerta.
Na semana passada, uma fonte tuaregue afirmou que elementos próximos a Kadhafi tinham viajado em Abril passado para Agadez com malas cheias de dinheiro e que tinham recrutado «centenas» de jovens, incluindo militares que tinham sido expulsos do exército do Níger em 2002.
A mesma fonte referiu que cerca de 1.500 rebeldes do Níger apoiavam as forças do coronel líbio, indicando que a maioria destes combatentes vivia em Tripoli desde 2009, altura em que entregaram as armas.