Trabalhadores dos serviços de emergência, tropas e voluntários lutam contra as piores inundações na Europa Central em mais de uma década, já classificadas como «catástrofe nacional».
Corpo do artigo
As maiores cheias concentraram-se na cidade de Magdeburgo, a mais de 100 quilómetros de Berlim, onde vastas áreas ficaram coberturas por um mar de lama, provocado pelas recentes chuvas torrenciais.
[youtube:olA4gdVKZJc]
O nível da água em Magdeburgo chegou a atingir os 7,45 metros durante a manhã de hoje, muito além dos habituais dois metros e pior dos que as grandes inundações que afetaram a região em 2002, segundo disseram as autoridades locais.
[youtube:ZU6cyxe6ISc]
Cerca de 3.000 pessoas foram retiradas das suas casas no bairro de Rothensee, onde centenas de trabalhadores do exército trabalharam para reforçar o dique de proteção de uma instalação de eletricidade, para prevenir uma quebra de energia na cidade.
Mais habitações noutros municípios foram evacuadas, como nas redondezas de Barby, onde o afluente Saale se encontra com o rio Elba.
O governo da chanceler Angela Merkel estará a planear uma reunião de crise para avaliar como se vão partilhar os custos destas cheias, segundo a imprensa local.