A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro checo. Inundações provocadas por vários dias de chuvas fortes ameaçam o centro histórico de Praga e já provocaram dois mortos.
Corpo do artigo
Foi declarado o estado de emergência na República Checa. A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro checo após uma reunião de urgência do governo.
A capital Praga está a ser uma das zonas do país mais atingidas pelas cheias. As inundações provocadas por vários dias de chuvas fortes ameaçam o centro histórico de Praga, património da Humanidade, e já obrigaram a retirar de casa centenas de pessoas nas zonas mais baixas da cidade.
As autoridades limitaram o uso dos transportes públicos e ordenaram o encerramento das estações de metro, numa altura em que o rio Moldava, que atravessa Praga, galgou as margens.
Também a principal linha de comboio que liga a capita checa ao leste do país foi encerrada.
O primeiro- ministro diz que o governo tem disponíveis mais de 11 milhões de euros para apoiar as vítimas e anunciou ainda que há mais dois mil militares a postos para auxiliar os 300 que já estão no terreno, a erguer barreiras para proteger o centro histórico de Praga.
O mau tempo matou pelo menos duas pessoas na República Checa.