O governador do banco central de Chipre avisa que se os depósitos inferiores a 20 mil euros ficarem isentos do pagamento da taxa não vai ser possível chegar aos 5,800 milhões
Corpo do artigo
O governador do banco central cipriota adianta que se forem arrecadados apenas 5,500 milhões de euros isso poderá ser considerado uma violação do acordo, o que talvez não seja aceite pelos parceiros europeus.
Este projecto de lei, que isenta apenas os depósitos inferiores a 20 mil euros, vai ser apresentado esta tarde no parlamento de Nicósia.
Esta manhã ficou também a saber-se da conversa, ontem à noite entre Angela Merkel e o presidente cipriota. Um porta voz da chanceler alemã diz que Merkel insistiu numa mensagem ao governante: Chipre deve negociar um plano de ajuda apenas com a "troika".
O conteúdo da conversa é revelado no dia em que o ministro cipriota das Finanças vai a Moscovo para, segundo os jornais locais, negociar um empréstimo com o governo russo. As autoridades de Moscovo consideram como injusta e perigosa a taxa sobre depósitos.