A tempestade ameaça a zona leste da Índia e o sul do Bangladesh. Com ventos que já chegaram aos 270 quilómetros por hora, o ciclone deve atingir terra na quarta-feira à noite.
Corpo do artigo
É a segunda vez que o Golfo de Bengala é atingido por um super ciclone. Uma tempestade com as mesmas características atingiu aquela zona em 1999, destruindo 15 mil aldeias e causando a morte a 10 mil pessoas.
Se estivesse no Atlântico, o Amphan estaria classificado como sendo de categoria 4, a segunda mais grave da escala. O ciclone deve atingir com mais força a região fronteiriça entre a Índia e o Bangladesh.
Satya Narayan Pradhan, diretor geral da força nacional de ajuda de emergência explicou, à CNN , que as áreas ameaçadas são pouco desenvolvidas e têm muita gente a viver em casas temporárias com telhados de palha ou de metal. Prevê-se, por isso, estragos elevados.
Nas zonas costeiras milhões de pessoas vão ser retiradas ao longo das próximas horas. As equipas já estão no local mas o trabalho está a ser dificultado pelo confinamento imposto pela Covid-19.
12211352
No estado de Bengala ocidental os abrigos para tempestades têm capacidade para meio milhão de pessoas mas, por causa da pandemia e do distanciamento social, agora só podem entrar 200 mil.
Dos 800 abrigos existentes, 250 estão a ser usados como centros de quarentena.
No Bangladesh o ministro-adjunto de gestão de catástrofes já informou que mais de 2 milhões de pessoas vão sair da costa e serão colocadas em 12 mil abrigos.
Embora a velocidade atual do vento possa diminuir um pouco antes de chegar a terra, as autoridades meteorológicas indianas estão preocupadas com o aumento do nível das águas que pode chegar aos cinco metros.
A chuva forte já começou a ser sentida no estado indiano de Odisha. No estado de Kerala, que fica na zona mais ocidental, os ventos fortes já causaram alguma destruição.
Várias árvores foram arrancadas e caíram em cima de linhas elétricas e de estradas. Há zonas junto à costa onde não há eletricidade. Muitas casas foram atingidas e o vento forte destruiu dezenas de telhados.