Os jovens foram presos depois de fazerem a saudação com os três dedos estendidos tornada famosa na saga "Jogos da Fome". Na Tailândia, este cumprimento tornou-se símbolo de protesto e as detenções aconteceram durante um discurso do primeiro-ministro.
Corpo do artigo
É o mais recente ataque das forças governamentais a quem se opõe ao golpe de Estado de maio deste ano.
A saudação "Jogos da Fome" tem vindo a ser usada como gesto não-oficial de resistência ao regime militar e o primeiro-ministro Prayut Chan-O-Cha voltou a vê-la enquanto discursava durante a sua primeira visita oficial a uma província no norte do país. Os estudantes não só fizeram o gesto dos três dedos esticados como também mostraram t-shirts onde se lia "no coup" em português: "não ao golpe".
Mas não é só o gesto que o governo quer proibir. Segundo membros da oposição, a polícia tailandeses está a pressionar os cinemas para não exibirem o mais recente filme da saga "jogos da Fome" que estreia hoje.
Na Tailândia o gesto inspirado nos "Jogos da Fome" foi banido pelo governo colocado no poder pelos militares responsáveis pelo golpe de maio. No filme, a saudação simboliza a rebelião face a um regime totalitário.