O final do cessar-fogo de 72 horas entre Israel e o Hamas foi assinalado com o lançamento de pelo menos cinco rockets da Faixa de Gaza para o sul de Israel. A AFP diz que que há já milhares de pessoas em fuga no leste da cidade de Gaza.
Corpo do artigo
Pelo menos cinco morteiros foram disparados a partir da Faixa de Gaza para Israel desde o fim do cessar-fogo de 72 horas entre Israel e o Hamas que terminou às 6:00 (hora de Lisboa).
Segundo o exército israelita, os cinco morteiros foram dirigidos contra a zona sul de Israel, tendo um deles sido intercetado sobre a cidade de Askhelon, a norte da Faixa de Gaza.
De acordo com a AFP e com testemunhas no local, milhares de habitantes do leste da cidade de Gaza estão em fuga das suas casas por receio de novos ataques, isto numa altura em que há já drones israelitas a sobrevoar a Faixa de Gaza.
Horas antes, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza,tinha anunciado que não iria prolongar o cessar-fogo porque Israel se tinha recusado a aceder às pretensões do movimento.
Em declarações à AFP, um membro do Hamas que estava integrado na equipa de negociadores palestinianos no Cairo explicou que «Israel não propôs nada».
Este responsável adiantou ainda que Israel «não aceitar colocar fim ao bloqueio» da Faixa de Gaza, que está a asfixiar este enclave há oito anos.
Antes mesmo do final do cessar-fogo, o exército israelita deu conta do lançamento de dois rockets a partir de Gaza para o sul de Israel, que não provocaram vítimas.