Na cimeira deste domingo, os dirigentes europeus tentam ultrapassar as divergências relativamente aos meios necessários para ultrapassar a crise que tem desestabilizado a Zona Euro.
Corpo do artigo
Os dirigentes da União Europeia iniciaram, este domingo, uma cimeira que pode ser decisiva na tentativa de resolver os problemas criados pela crise que está a desestabilizar a Zona Euro.
Na reunião que começou este domingo às 10:20 em Bruxelas (9:20 em Lisboa), os dirigentes europeus vão tentar ultrapassar as suas divergências relativamente aos meios a utilizar para ultrapassar esta crise.
Os líderes europeus procuram um entendimento sobre o corte da dívida grega e os termos para a recapitalização dos bancos europeus.
Outros dos assuntos em cima da mesa é o reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, que tem dividido França e Alemanha.
No sábado à noite, em Bruxelas, o presidente francês considerou que a cimeira deste domingo e a que está prevista para quarta-feira «são absolutamente cruciais».
«É necessário encontrar soluções, estabilizar a situação financeira e resolver esta crise. Estamos em reunião permanente. É preciso uma solução estrutural, ambiciosa e definitiva. Não há outra alternativa», explicou Nicolas Sarkozy.
Opinião idêntica tem a chanceler alemã Angela Merkel que não afastou a possibilidade de ser encontrada uma solução na cimeira marcada para este domingo, mas espera que pelo menos em três dias tudo esteja resolvido.