O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, vão reunir-se na próxima quarta-feira, em Bruxelas, para iniciarem discussões que Bruxelas espera construtivas, indicou hoje um porta-voz do executivo comunitário.
Corpo do artigo
Mantém o objetivo de no futuro sujeitar a troika ao controlo democrático e escusa-se a comentar notícias que dão conta da possível dissolução da troika de credores. O porta-voz de Jean-Claude Juncker diz que nada será decidido antes da reunião com o governo grego.
«Muitas coisas têm sido ditas e noticiadas durante o fim de semana, mas para a Comissão o ponto de partida é a declaração do senhor Tsipras, no sábado, a dizer - e passo a citar -, que está absolutamente confiante que, em breve, vamos alcançar um acordo mutuo e benéfico para a Grécia e para a Europa como um todo. E este acordo não sugere em alguma forma que a Grécia não cumprirá com as obrigações, em relação aos empréstimos do do BCE e do FMI», afirmou o porta-voz do presidente da Comissão Europeia.
Margaritis Schinas lembra que Juncker tem um entendimento próprio sobre a troika e já o apresentou ao parlamento. «No futuro, devemos estar preparados para repor a troika com maior legitimidade democrática e uma estrutura mais responsável, baseada nas instituições europeias, com um controlo parlamentar reforçado, ao nível europeu e nacional», disse.
Bruxelas e Atenas vão agora procurar pontos de entendimento. O encontro entre Juncker e Tsipras já está marcado.
«A Comissão Europeia mantém-se em estreito contacto com o governo grego. O primeiro-ministro Tsipras ligou ao presidente Juncker, no sábado e posso confirmar que esperamos o primeiro-ministro, na quarta-feira, à 09h30, no gabinete do senhor Juncker», informou a porta-voz.
A Comissão diz que é neste base que Juncker está preparado para ouvir os planos concretos do governo grego, esperando um debate construtivo sobre os próximos passos.