A Comissão Europeia vai aumentar em 50 milhões de euros a ajuda de emergência aos sírios para assistência médica, alimentos e água, dentro e fora das fronteiras do país.
Corpo do artigo
A ajuda de emergência à Síria da Comissão Europeia passa a totalizar 119 milhões de euros e a verba anunciada hoje será desbloqueada logo que seja aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.
Com estes fundos, a Comissão Europeia espera ajudar mais 1,5 milhões de cidadãos na Síria e cerca de 200 mil sírios que fugiram para a Jordânia, o Líbano, a Turquia e o Iraque, segundo a informação divulgada hoje pelo executivo comunitário.
Também será dada assistência a cerca de 500 mil refugiados palestinianos e 87 mil refugiados iraquianos que vivem na Síria.
No terreno, a situação mantém-se complicada. Esta sexta-feira foram mortas mais dez pessoas com um disparo de obuses num dos bairros de Aleppo. Em declarações à TSF, Cecilia Goin, da Cruz Vermelha em Damasco, diz que na Síria os combates não dão tréguas e as pessoas vivem uma situação dramática.