Comité das Regiões. Vasco Alves Cordeiro recebe condecoração "inesperada" de embaixador da Ucrânia
Em declarações à TSF, Vasco Alves Cordeiro fala de uma distinção "inesperada", mas com muito significado
Corpo do artigo
Vasco Alves Cordeiro recebeu esta segunda-feira uma condecoração do embaixador da Ucrânia pelo trabalho desenvolvido durante o seu mandato como presidente do Comité das Regiões.
"Foi uma distinção inesperada e que foi entregue ontem [segunda-feira] pelo ministro adjunto do Desenvolvimento Regional e das Comunidades. Honra-me muito, naturalmente, por aquilo que significa também de atenção da parte do Presidente Zelensky em relação a esse esforço, que deve continuar", reagiu em declarações à TSF, em Bruxelas.
"Enquanto presidente do Comité das Regiões cheguei a visitar a Ucrânia e tive a oportunidade de reunir com o Presidente Zelensky e com diversas entidades, quer em Bruxelas, quer em Kiev. Uma das grandes questões que se colocava era exatamente o esforço de guerra e a forma como o povo ucraniano estava a ultrapassar aqueles que eram os desafios que essa situação colocava, nomeadamente naquilo em que as regiões e os municípios da Europa poderiam ajudar", prosseguiu, sublinhando a questão energética e o apoio aos refugiados.
Vasco Alves Cordeiro foi eleito presidente do Comité das Regiões Europeu em junho de 2022, terminando o mandato em fevereiro deste ano, quando a húngara Kata Tütto passou a ser a nova líder. Atualmente, é presidente da Comissão Política de Coesão Territorial e Orçamento da União Europeia.