Confrontos entre palestinianos e israelitas em Jerusalém provocam feridos (vídeo)
Manifestantes palestinianos e polícias israelitas envolveram-se hoje em violentos confrontos durante várias horas em Jerusalém leste após o sequestro e morte de um adolescente palestiniano.
Corpo do artigo
Um responsável do Crescente Vermelho palestiniano registou pelo menos 65 feridos, incluindo três atingidos por balas reais. Um fotógrafo da AFP viu mais de 30 palestinianos atingidos por balas de borracha, incluindo diversos jornalistas.
Os confrontos eclodiram ao início da manhã logo após o anúncio da morte de Mohammad Abou Khdeir, 16 anos e natural de Chouafat, num aparente ataque de represálias pela morte de três adolescentes israelitas na Cisjordânia.
[youtube:sKzePqUWr_Y]
Os habitantes deste bairro residencial concentraram-se frente à casa da família Abou Khdeir, mas foram dispersos de imediato por guardas fronteiriços israelitas, numa situação que segundo testemunhas fez recordar as sublevações (intifadas) palestinianas.
Os polícias dispararam balas de borracha, gás lacrimogéneo e granadas ensurdecedoras em direção aos cerca de 200 manifestantes concentrados na principal rua de Chouafat, a maioria com os rostos cobertos, que responderam com pedras, 'cocktails molotov' e pneus em chamas.
Operadores de câmara da polícia filmaram os incidentes na perspetiva de possíveis futuras detenções, enquanto os transportes públicos foram suspensos na localidade. Os incidentes acabaram por diminuir de intensidade ao início da tarde.
O bairro de Chouafat, perto de um campo de refugiados com o mesmo nome, foi isolado pelas forças de segurança israelitas. Também foram registados confrontos nos bairros de Issawiyeh, Beit Hanina e Ras al-Amoud, perto do Monte das Oliveiras, todos na região de Jerusalém leste.