O conclave do partido único na China terminou após a eleição o comité central, que deverá consagrar Xi Jingping como número um do regime.
Corpo do artigo
O Partido Comunista Chinês encerrou, esta quarta-feira, o 18º congresso após eleger o comité central, de cerca de 200 membros, que vai consagrar, na quinta-feira, Xi Jingping como número um do regime.
«Declaro agora que o XVIII Congresso do Partido Comunista Chinês terminou de forma vitoriosa», afirmou o presidente Hu Jintao no encerramento do congresso.
Este conclave reviu os estatutos do partido para elevar o «conceito de desenvolvimento científico» de Hu Jintao ao panteão das doutrinas do seus predecessores, como Marx e Lenine.
«A necessidade de promover o progresso ecológico» também foi inscrita nos estatutos do partido, por causa dos prejuízos sofridos pela China pelos três décadas de forte industrialização do país.
O novo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jingping, de 59 anos, deverá substituir a partir de março, Hu Jintao, ao passo que o atual chefe do governo, Wen Jiabao, deverá ser substituído por vice-primeiro-ministro Li Keqiang.