"Conseguem imaginar os vossos filhos a ouvirem explosões?" Já morreram 97 crianças
Num discurso transmitido por videoconferência no parlamento do Canadá, o Presidente ucraniano pediu ajuda para terminar o conflito.
Corpo do artigo
Pelo menos 97 crianças ucranianas morreram desde o início da invasão russa. O número foi avançado esta terça-feira pelo Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, num discurso no parlamento do Canadá.
"Já mataram 97 crianças ucranianas", disse o líder ucraniano, acrescentando que as forças russas "estão a destruir tudo: cemitérios, escolas, hospitais e bairros residenciais".
"Não estamos a pedir muito. Estamos a pedir justiça, apoio real que nos ajude a prevalecer, a defender-nos e a salvar vidas", frisou, sendo aplaudido de pé pelos deputados canadianos.
14681530
"Conseguem apenas imaginar que às 4h00 da madrugada começam a ouvir fortes explosões? Conseguem imaginar vocês e os vossos filhos a ouvirem estas explosões severas?", questionou.
Zelensky agradeceu a ajuda militar e humanitária do Canadá, pedindo aos responsáveis políticos que continuem a implementar sanções severas contra individualidades russas. "Queremos viver, queremos paz", disse.
Desde 24 de fevereiro, dia em que a Rússia invadiu a Ucrânia, mais de três milhões de pessoas foram obrigadas a deixar o país. Os refugiados fugiram maioritariamente para os países da União Europeia, como a Roménia ou a Polónia.
14683176
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA
LEIA AQUI TODAS AS REPORTAGENS DO ENVIADO ESPECIAL À UCRÂNIA