A Coreia do Norte colocou em alerta o Exército e população para um ataque aéreo. Este país ameaçou também atacar as bases norte-americanas no Japão e na ilha do Pacífico Guam se for provocado, numa altura em que se realizam voos de treino dos bombardeiros dos Estados Unidos B-52.
Corpo do artigo
A informação de que a Coreia do Norte colocou em alerta o Exército e a população surgiu através de um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, considerando tratar-se de uma manobra militar de Pyongyang.
«Supomos que se trata de manobras militares aéreas», afirma outro responsável do Governo sul-coreano citado pela agência AFP.
Por sua vez, um oficial do Exército sul-coreano, citado pela agência Yonhap, sob anonimato, considera que «este exercício pode ser uma resposta à mobilização de um bombardeiro norte-americano B-52 na Coreia do Sul».
Entretanto, a Coreia do Norte ameaçou hoje atacar as bases norte-americanas no Japão e em Guam. Uma posição que surge em resposta aos voos de treino dos bombardeiros dos Estados Unidos B-52 sobre a Coreia do Sul no contexto de manobras militares conjuntas.
«Os Estados Unidos não devem esquecer que a base Anderson em Guam, de onde descolam os B-52, bem como as bases navais na ilha principal do Japão e em Okinawa, estão todas ao alcance» dos nossos ataques, avisou o comandante supremo do Exército norte-coreano, em comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.
Washington e Seul estão têm no terreno manobras militares conjuntas anuais. Os Estados Unidos adiantaram, no início da semana, que elas incluiriam voos de treino de bombardeiros B-52, capazes de lançar bombas convencionais e nucleares.
Pyongyang alertou na quarta-feira que iria responder de forma ativa se os voos dos B-52 se concretizassem.
Depois das novas sanções adotadas pela ONU contra Pyongyang, na sequência do teste nuclear realizado pelo regime norte-coreano a 12 de fevereiro, a tensão na península coreana aumentou.