Nicolas Maduro, presidente interino da Venezuela, revelou ainda que o corpo do ex-presidente venezuelano vai continuar a ser mostrado após as cerimónias oficiais de sexta-feira.
Corpo do artigo
O presidente interino da Venezuela anunciou, esta quinta-feira, que o corpo de Hugo Chavez vai ser embalsado e terá um tratamento semelhante ao dado aos restos mortais de Lenine, Ho Chi Minh e Mao Tse Tung.
Nicolas Maduro indicou ainda que o velório de Chavez, falecido na terça-feira, vai prolongar-se por pelo menos sete dias e que o corpo do ex-presidente venezuelano vai continuar a ser mostrado após as cerimónias oficiais marcadas para sexta-feira.
Milhares de pessoas aguardavam, esta quinta-feira, a sua vez para prestar uma última homenagem a Chavez que, segundo o chefe da guarda presidencial, terá gritado que não queria morrer, antes de falecer.
Em declarações ao jornal argentino La Nación, este oficial de segurança indicou ainda que Chavez morreu fulminado por enfarte no Hospital da Academia Militar de Caracas e não em Havana, como relatou o jornal espanhol ABC.
Meia centena de presidentes e chefes de Governo vão estar presentes na sexta-feira no funeral de Estado de Chavez, incluindo o bielorrusso Alexander Lukashenko e o iraniano Mahmud Ahmadinejad.
Portugal vai fazer-se representar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, ao passo que Espanha será representada pelo príncipe Filipe.