Ao contrário do que tinha sido dito, o corpo de Muammar Kadhafi foi mesmo autopsiado, tendo o chefe da patologia forense dito que o ex-líder líbio morreu com um tiro na cabeça.
Corpo do artigo
O corpo de Muammar Kadhafi foi autopsiado, este domingo, confirmou o porta-voz do Conselho Militar de Misrata, que explicou que foi necessário realizar esta autópsia que não estava prevista.
Em declarações à AFP, Fathi Bachaga explicou que «Tripoli pediu-nos» para fazer esta autópsia, o que foi executado porque «queríamos fazer as coisas bem».
Por seu lado, Abdelsalam Baayou, juiz encarregado da supervisão da autópsia, adiantou ainda que o «relatório da autópsia ainda não está escrito, daí que ainda não me comunicaram as razões da morte».
Entretanto, o chefe da patologia forense líbia, Othman al-Zintani, confirmou que a autópsia revelou que o antigo líder líbio morreu com um tiro na cabeça.
As novas autoridades líbias indicaram também que o corpo de Kadhafi vai ser devolvido aos seus familiares, sendo a sua «família que decidirá onde Kadhafi será enterrado, em concertação com o Conselho Nacional de Transição.
«A decisão tomada foi de devolver o corpo à sua família mais alargada, já que nenhum membro da sua família próxima está presente», acrescentou Ahmed Jibril, responsável do CNT.