Trata-se da primeira morte na Europa devido à infeção provocada pelo vírus da varíola dos macacos.
Corpo do artigo
Espanha confirmou esta sexta-feira a primeira morte devido à infeção provocada pelo vírus da varíola dos macacos, avança a imprensa espanhola, citando o balanço feito pelas autoridades sobre a doença no país.
De acordo com a imprensa, o Ministério da Saúde espanhol não adiantou quaisquer outros dados sobre esta vítima mortal, que é também a primeira na Europa causada pelo surto de monkeypox.
Até ao momento, foram notificados 4.298 casos da doença em Espanha, com as autoridades a reconhecer que a epidemia continua a aumentar.
Segundo o relatório desta sexta-feira, até agora 135 pacientes apresentaram complicações durante a infeção, sendo que 120 precisaram de ser hospitalizados.
A confirmação da primeira morte em Espanha surge poucas horas depois de o Brasil ter também anunciado a primeira vítima mortal devido ao vírus. Estas mortes juntam às cinco que já tinham sido confirmadas em África.
https://www.tsf.pt/mundo/oms-declara-o-surto-de-monkeypox-como-emergencia-de-saude-publica-internacional-15042642.html
A 23 de jullho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta. Desde o início de maio passado, mais de 18 mil casos foram detetados em todo o mundo fora das áreas endémicas de África.
A doença foi relatada em 78 países até agora e 70% dos casos estão concentrados na Europa e 25% nas Américas.
De acordo com a OMS, Portugal é o nono país do mundo com mais casos acumulados, numa altura em que os contágios reportados aumentaram 48% na última semana a nível global.
15048727
A vacina contra a varíola, assim como antivirais e a imunoglobulina 'vaccinia' (VIG), podem ser usados como prevenção e tratamento para a monkeypox, uma doença rara.
A doença, que tem o nome do vírus, foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, depois de o vírus ter sido detetado em 1958 no seguimento de dois surtos de uma doença semelhante à varíola que ocorreram em colónias de macacos mantidos em cativeiro para investigação - daí o nome "monkeypox" ("monkey" significa macaco e "pox" varíola).