Terminou a caça ao homem na Bélgica. Suspeito é um homem de 45 anos de nacionalidade tunisina.
Corpo do artigo
O suspeito do ataque terrorista em Bruxelas foi morto pela polícia belga esta terça-feira, durante a detenção num café em Schaerbeek, em Bruxelas.
No Twitter, a ministra do Interior, Annelies Verlinden, confirmou que o suspeito "está morto" e agradeceu a intervenção rápida das autoridades.
L'auteur de l'attentat terroriste à Bruxelles a été identifié et est décédé. Nous remercions les services de renseignement et de sécurité ainsi que le parquet pour leur intervention rapide et décisive hier soir et ce matin.
- Annelies Verlinden (@AnneliesVl) October 17, 2023
A imprensa belga escreve que se trata de um homem de 45 anos e nacionalidade tunisina, Abdesalem Lassoued, que estava no país em situação ilegal depois de já ter sido julgado na Tunísia por crimes relacionados com atividades terroristas.
Abdesalem Lassoued é o principal suspeito de matar duas pessoas a tiro em Bruxelas na noite desta segunda-feira porque publicou um vídeo nas redes sociais alegando ser o agressor e pertencer ao Estado Islâmico.
Depois do ataque, o suspeito fugiu do local e foi perseguido pelas autoridades durante toda a noite.
Os media locais afirmam ainda que as vítimas são um casal de suecos, adeptos que estariam no país para assistir ao jogo das seleções nacionais de futebol da Bélgica e a da Suécia. Uma terceira pessoa ficou ferida, mas "está fora de perigo".
Um vídeo difundido nas redes sociais mostra um homem com uma arma de fogo a disparar no meio de uma rua no bairro de Molenbeek. Enquanto as pessoas que estão na rua fogem, o atirador entra num edifício e pelo menos três tiros são audíveis.
As autoridades belgas elevaram, na segunda-feira, o estado de alerta para o nível 4, o mais elevado na escala que mede o risco de atentado terrorista. O Gabinete de Crise pede para que sejam "evitadas deslocações inúteis".
"Este ataque terrorista abala os alicerces das nossas sociedades pacíficas", disse o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, numa conferência de imprensa ao início da manhã, na qual começou por enviar, em nome da Bélgica, as "mais sinceras condolências ao povo da Suécia".
"Ontem à noite, três pessoas saíram para o que deveria ser uma maravilhosa festa de futebol. Dois deles perderam a vida num ataque terrorista brutal", lamentou Alexander De Croo.