O projeto «exprime a esperança de que o Conselho de Segurança considere de maneira favorável» a candidatura da Palestina como membro de pleno direito da ONU.
Corpo do artigo
A representação palestiniana na ONU difundiu, esta segunda-feira, o projeto de resolução que visa obter para a Palestina o estatuto de «Estado observador não membro» nas Nações Unidas.
Neste documento, esta representação «exprime a esperança de que o Conselho de Segurança considere de maneira favorável» a candidatura da Palestina como membro de pleno direito da ONU, desejo formulado pelo presidente Mahmud Abbas em 2011.
Esta resolução sublinha a «necessidade urgente de retoma e aceleração das negociações» entre Israel e a Autoridade Palestiniana, bem como da resolução das questões relativas às fronteiras, estatuto de Jerusalém, refugiados, colónias, segurança e acesso à água.
O documento apela ainda a uma «resolução pacífica» dos problemas no Médio Oriente que «meta fim à ocupação que começou em 1967» e que permita um «Estado da Palestina independente, soberano, democrático e viável que viva junto a Israel em paz e em segurança com base nas fronteiras de antes de 1967».