A Presidente do Brasil anunciou hoje no Twitter que os correios eletrónicos do governo vão ser protegidos, uma medida adotada depois das denúncias de espionagem dos Estados Unidos.
Corpo do artigo
«Determinei que o Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados] implantasse um sistema seguro de 'e-mails' em todo o governo federal», afirmou Rousseff na sua conta de Twitter, recentemente reativada.
A presidente brasileira acrescentou que «esta é a primeira medida para aumentar a privacidade e a inviolabilidade de mensagens oficiais» e justificou que «é necessária maior segurança nas mensagens para prevenir uma possível espionagem».
O governo brasileiro está a estudar a criação de um serviço público e gratuito de correio eletrónico através dos correios nacionais, que será também codificado para garantir a segurança.
O Brasil endureceu recentemente o tom do discurso ao exigir aos Estados Unidos e aliados que cessem as operações de espionagem no país, que, na opinião de Dilma Rousseff, têm «motivos económicos» e se têm centrado em setores estratégicos, como o mineiro e o petrolífero.